Você sabia que fachadas em más condições podem causar grandes problemas ao condomínio? - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | Você sabia que fachadas em más condições podem causar grandes problemas ao condomínio?

Você sabia que fachadas em más condições podem causar grandes problemas ao condomínio?

Na cidade de São Paulo a falta de manutenção das fachadas prediais é algo que deve ser levado a sério. O condomínio pode ser multado em até R$6 mil reais dependendo do tamanho da área construída.

A lei municipal 10.518/88 obriga prédios (residenciais ou comerciais) a manter em ordem a manutenção das fachadas (lavar ou pintá-las a cada cinco anos). Caso seja identificado más condições, a prefeitura comunica a administração do prédio e dá o prazo de 15 dias para que seja feita a reparação. Se não for feito o reparo, o edifício será multado. Até o síndico poderá ser responsabilizado em caso de acidentes causados por fachadas mal conservadas, de acordo com a lei 11.228/92.

Em caso de acidentes fatais por má conservação da fachada, o edifício será responsabilizado judicialmente. Segundo a advogada Daniela Araújo, especializada em Direito imobiliário, o condomínio deverá arcar com todos os custos decorrentes do acidente, sendo o valor rateado entre os condôminos.

Para evitar problemas futuros, o síndico deve organizar uma assembleia com os condôminos para decidir como será feita a reforma. Nessa reunião, devem ser apresentados os problemas estruturais, orçamentos para os reparos e principalmente as formas de pagamentos, todos devem contribuir financeiramente com a reforma.

Em relação a empresa que for contratada, devem contar com profissionais treinados para realizar todos os procedimentos em segurança, tanto para os condôminos quanto para a vizinhança. Outro fator importante é: deve-se respeitar as normas de horário de serviço estabelecidas pelo regimento interno do condomínio, que geralmente é o horário comercial (segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados até meio-dia).

A manutenção periódica do imóvel pode valorizar a propriedade em até 40%.

MULTAS

As multas são aplicadas pela prefeitura conforme o tamanho da fachada e em UFM (Unidades de Valor Fiscal de Município)

Área da fachada Multa (UFM) Valor em R$
até 30m² 0,3 53,26
31 a 60m² 0,9 159,77
61 a 120m² 2,7 479,30
121 a 240m² 7,5 1331,40
241 a 480m² 19,5 3461,64
481m² ou mais 37 6568,24

FONTE: Jornal Folha de São Paulo

Para você relembrar o que é considerado fachada e as restrições, escrevemos há um tempo atrás um artigo sobre fachada: https://www.apccondominios.com.br/noticias/108/quando-o-assunto-e-fachada-o-que-fazer/

Evite problemas futuros para o seu condomínio, durante as assembleias lembre o síndico ou, caso você seja o síndico, traga o assunto da manutenção das fachadas para a pauta, certifique que todas estejam em ótimas condições.

Fale Conosco Whatsapp