O trabalho do síndico no condomínio - APC - Associação Paulista de Condomínios

Notícias | O trabalho do síndico no condomínio

O trabalho do síndico no condomínio

Ser síndico pode parecer tranquilo, mas requer muitas responsabilidades. O síndico é a pessoa indicada para cuidar de tudo que se refere ao seu condomínio. Isto é, ele é o diretor do condomínio. Quer saber mais destas atribuições? Veja abaixo.

Pagamento de contas
Esta pessoa será responsável pela liquidação de todas as contas, água, segurança, energia, manutenção e muito mais. Uma característica para um síndico manter o controle sobre a situação é ser organizado, para depois comprovar os custos nas reuniões de prestação de contas, do condomínio.

Cobranças
Cobrar o compromisso dos moradores da taxa de condomínio. Se alguém vira inadimplente, ele atrapalha todo cronograma de investimento e manutenção do prédio. Por isso, fácil não é, mas cobrar é necessário!

Manutenção
É também competência do síndico, cuidar das áreas comuns do condomínio, atento à manutenção necessária, obras e prestação de serviços. Gerenciar tudo e priorizar por fornecedores adequados e com valores competitivos para fazer os serviços, é uma obrigação.

Contratação de prestadores de serviços
Serviços terceirizados de manutenção, portaria e segurança também ficam a critério do síndico. Para isso, o indicado é ter mais do que um orçamento e depois de comparar os valores, escolher o profissional. Todo contrato assinado deve ser criteriosamente apresentado aos condôminos.

Assegurar a execução das regras
Quando se fala em viver em comunidade, é complicado gerenciar todas as reclamações e pedidos, por isso organizar um estatuto próprio é a melhor saída, para cumprimento das normas. É responsabilidade de cada condômino acatar e respeitar o estatuto.

Prestação de contas
Por fim, para uma gestão transparente, as reuniões de prestação de contas são fundamentais. Tenha tudo anotado e guardado para apresentar aos condôminos, para evitar qualquer tipo de desconfiança.
Ser síndico é uma grande chance para quem se preocupa com o seu condomínio e que busca a melhoria do bem comum. Ficou interessado em ser síndico? Na próxima eleição, candidate-se!

Fale Conosco Whatsapp